Top 10 Philip K. Dick
Já por mais de uma vez me perguntaram qual das novelas de Philip K. Dick é a minha preferida.É impossível escolher uma só, mas talvez um Top 10 solucione a dificuldade. A lista (que numa outra altura poderia ter ligeiras alterações) é assim, sem hierarquizar, e com os títulos em português entre parêntesis, quando há tradução disponível:
Anos 50:
- Eye in the Sky (Universos Paralelos)
- Time out of Joint (O Homem mais Importante do Mundo)
Anos 60:
- The Three Stigmata of Palmer Eldritch (Os Três Estigmas de Palmer Eldritch)
- Ubik (Ubik: Entre Dois Mundos)
Anos 70:
- A Scanner Darkly (O Homem Duplo)
- VALIS (O Mistério de Valis)
Pérolas esquecidas, sem critério de datas:
- The Simulacra (O Tempo dos Simulacros)
- A Maze of Death
- Radio Free Albemuth
E para completar a lista com um número redondo, um título de bónus ou joker:
- The Unteleported Man/Lies, Inc.
Ficam muitos títulos por mencionar, alguns aparentemente mais óbvios a uma lista como esta, e isto para não falar nas histórias; só elas mereceriam aí um Top 25. Mas o critério são as preferências pessoais, que nem sempre coincidem com a qualidade. Por isso estão ausentes The Man in the High Castle (O Homem no Castelo Alto), Do Androids Dream of Electric Sheep? (Blade Runner: Perigo Iminente), Martian Time-Slip [esta entraria de certeza no Top 11], The World Jones Made e, a alguma distância, The Man who Japed (O Profanador).
Também há quem faça listas do pior que Dick produziu. Não vou por aí, e em vez disso termino com aquela que, mais uma vez numa opinião meramente pessoal, me parece ser a novela mais sobrevalorizada, que é Dr. Bloodmoney, or How we got along after the Bomb (Depois da Bomba).
Divergências, anyone?
0 Comentários:
Enviar um comentário
Página de entrada