24.3.05

Matrículas NÃO personalizadas and other trivia

Logo após a fotografia abaixo, fiquei sem pilhas na máquina fotográfica.

Aproveito por isso a ocasião para pôr em dia alguns factos sobre a vida americana, mais precisamente aqui em Berkeley, começando pelas matrículas dos automóveis.

As matrículas da Califórnia obedecem de modo geral ao formato 1AAA111, embora ainda se encontrem em carros antigos as versões AAA111 e 111AAA. Também já encontrei o formato 1A11111 e 1AA11111, mas são tão raros que me interrogo se haverá algum motivo para estas excepções. Há ainda uma outra excepção, mas essa não foi difícil perceber: tanto os carros da polícia como as matrículas temporárias (e que estão por dispensadas de imposto automóvel) têm o simples formato 1111111.

Moedas: o sistema faz lembrar o português há uns 15 ou 20 anos, antes de, com as moedas de 20$, se ter introduzido o princípio «1-2-5-10». Assim, as únicas moedas «pretas» são de um cêntimo (é muito fácil ficar com a carteira a abarrotar com elas), a seguir os nickels (5 cêntimos) são moedas brancas com um tamanho entre as nossas de 10 e 20 cêntimos. Os dimes (10 cêntimos) são, pelo menos para mim, a grande fonte de confusão para um recém-chegado: são mais pequenas do que as de 5, praticamente do tamanho das de 1, só com a diferença do tom prateado. A seguir vêm os quarters, de 25 cêntimos, aqueles que convém ir guardando para depois usar nas máquinas de lavar e secar roupa. Bom, talvez eu exagere: nem há falta destas moedas nem é difícil trocar nas lavandarias notas maiores por quarters. Desde há algum tempo, a moda introduzida pelo euro pegou: os quarters antigos estão a ser substituídos por outros em que uma das faces tem algo característico de um dos 50 estados. Curiosamente estão a ser emitidas ao ritmo de uma por dez semanas, pela ordem em que os estados foram sendo integrados.
Tudo o resto são notas, praticamente iguais entre si na cor e no tamanho, com aumentos mínimos para as (raras) de 50 e 100 dólares. Muda apenas o presidente ($1: Washington; $5: Lincoln; $10: Hamilton (Secretário do Tesouro, e não presidente); $20: Jackson; $50: Grant; $100: Franklin, que não foi presidente mas que merece o valor mais alto).
Há também moedas de $1, que devem ser muito procuradas pelos adeptos do Benfica pois numa das faces têm uma águia e o lema «Et pluribus unum». Ainda só apanhei uma!
[UPDATE] Já houve notas de valor superior, mas devido às falsificações e ao facto de serem usadas praticamente apenas pelo governo e pelo crime organizado (olha que parelha!) foram descontinuadas em 1946 e deixaram de circular em 1969. Também ainda não vi nenhuma moeda de 50 cêntimos: será uma espécie de assassinato simbólico do Kennedy?[/UPDATE]

Saber o quanto beber, para humanos e máquinas: temos tão interiorizado o sistema métrico que, à excepção da conversão entre quilómetros e milhas, é fácil perdermo-nos. Aqui vão algumas dicas. Não se usa a pint inglesa (6 decilitros e pouco), e sim a pint americana (0,473 l, cerca de 3/4 da britânica) embora ela esteja escondida. Começando pela onça (0,2953 decilitros), vamos subindo em potências de 2. Uma pint são 16 onças (os 0,473 litros que já indiquei); 1/4 de gallon são 2 pints (0,946 l), continuamos com 1/2 gallon (1,89 l) e chegamos ao gallon completo (3,78 l), que contém 64 onças. Pode-se comprar pacotes de leite em todas estas medidas (exceptuando a onça, claro), mas é raro encontrar sumo abaixo de 1/2 gallon. As garrafas de água são um pouco mais rebeldes (estou a beber uma de 20 onças, ou 0,591 l), e as bebidas alcoólicas aproximam-se muito dos equivalentes do sistema métrico, arredondando quase sempre para a onça inteira mais próxima.
Falta a gasolina: um gallon de gasolina anda agora (em média) pelos 2,5 dólares. Fazendo as contas, dá 66 cêntimos DE DÓLAR por litro (talvez uns 55 cêntimos de euro, o que quer dizer que a gasolina aqui está a metade do preço!)

3 Comentários:

At 7:51 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

O da nota de 10 também não foi Presidente, mas Secretário do Tesouro: Alexander Hamilton.

 
At 7:57 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

De todos, do que mais gosto é do Presidente Woodrow Wilson ;)
(nota de $100.000)

 
At 10:02 da manhã, Blogger Jorge M. Rosa escreveu...

Alô, Rogério. Mais uma vez obrigado pelos comentários e correcções. Aproveitei para conferir todo o post e não só acrescentei informações novas como também corrigi alguns erros. É o que dá escrever posts já com o sono a interferir com o raciocínio.

 

Enviar um comentário

Página de entrada