25.4.05

Gourmet Ghetto

Dois irmãos, nascidos na Florida profunda. Um, entre outras coisas na vida, andou a escavar túneis na Antártida; o outro, cozinheiro desde os 17 anos, tornou-se um mestre a combinar a nouvelle cousine com os estilos internacional e pan-asiático, sem nunca esquecer as origens do Sul que faz fronteira com as Caraíbas.
Um dia, o irmão cozinheiro queria testar a reacção a uns pratos que tinha concebido e o irmão empresário-poeta decidiu convidar alguns amigos para a sua cave em Oakland. Os amigos convidaram outros amigos e, em vez da dezena de convidados esperados, apareceram mais de vinte.
A ideia tornou-se uma prática, a cozinha underground ganhou o nome de Gourmet Ghetto. Todas as segundas-feiras, cerca de duas dúzias de desconhecidos -- e alguns habitués, claro -- aparecem na casa (agora uma vivenda na fronteira entre Berkeley e Oakland) dos irmãos e sentam-se nas almofadas no chão para um serão de pratos exóticos, música ou poesia, e conversa que baste. Em ocasiões especiais, também é possível encontrá-los em discotecas, hotéis, iates, ou o que aparecer.